Bonito é uma pequena cidade do estado de Mato Grosso do Sul, a 300 km da capital Campo Grande.
Cidade pacata, um destino incrível para quem busca contato com a natureza, atividades ao ar livre e férias em um destino isolado e tranquilo.
Bonito tem cerca de 22 mil habitantes, é um destino de ecoturismo no Brasil e tem dinâmicas muito diferentes de outros países.
O turismo local é bem organizado e incentiva a preservação da região e todas as atividades são acompanhada de um guia turístico.
Bonito fica próximo ao Pantanal, possui uma vegetação de transição com áreas atlântica e do cerrado.
Está próxima a serra da Bodoquena, e cerca de 135 km do Paraguai, o que influencia nos costumes e cultura do local.
Quais são as atrações de bonito?
Bonito recebeu esse nome por conta que antigamente no local havia uma fazenda de nome Rincão Bonito.
Lugar incrível de admirar rios cristalinos, a vida aquática, observar aves e outros animais silvestres, visitar cavernas e fazer trilhas junto à natureza.
Você pode aproveitar o dia nas águas calmas de um balneário, curtir um banho revigorante em uma cachoeira ou fazer atividades com emoção, como uma boia Cross, descida de rapel ou uma tirolesa.
O que impressiona em Bonito são as inúmeras possibilidades, seu potencial de sempre oferecer atividades na natureza e poder apreciá-la das mais diversas formas, seja em terra firme, seja do alto, ou em um rio.
Passeios em Bonito
Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul é a caverna mais conhecida em Bonito, tem um cenário impressionante.
A caverna é visitada na presença de um guia e para ser conhecido em sua totalidade exige uma descida de 300 degraus.
O cenário realmente impressiona, com formações antiquíssimas e uma água de coloração incrível.
Por conta dos 300 degraus o trajeto costuma ser feito em um ritmo lento o que torna o passeio acessível a qualquer idade.
Abismo Anhumas
O abismo Anhumas é uma das atividades mais radicais de Bonito, uma caverna alagada cujo acesso só é feito por rapel.
O rapel é necessário tanto para acessar o interior da caverna quanto para sair e em seu lago é possível mergulhar com cilindro, fazer flutuação ou passear de um bote.
Grutas de São Miguel
Para acessar as Grutas de São Miguel é necessário fazer um pequeno percurso suspenso na mata.
Um passeio super bonito, realizado em uma área cercada pela mata e embora não seja tão famoso como a Gruta do Lago Azul, mas é excelente para admirar as formações geológicas dentro da caverna.
Flutuação no Rio Sucuri
Flutuação é uma atividade que pode ser feita por pessoas de todas as idades, nem mesmo é preciso saber nadar, porque você realiza a atividade com um colete salva-vidas.
O Rio Sucuri é considerado o mais cristalino do Brasil, nesse passeio além de observar os peixes do local você também pode observar a flora que é diversificada.
Além da flutuação no Rio Sucuri, você pode experimentar na Nascente Azul, na Gruta do Mimoso, no Aquário Natural, Rio Prata e outros.
Cachoeiras de Bonito
Com as mais variadas formas e tamanhos, Bonito tem dezenas de cachoeiras.
Com suas águas geladinhas oferecem um mergulho delicioso em um dia de calor.
As propriedades que oferecem os passeios por cachoeiras a atividade são feitas ao longo de uma trilha, com parada para banho em diferentes quedas d’águas ao longo do percurso.
Boca da Onça
O passeio é feito às margens do Rio Salobra por um percurso de 4km que passa por 8 cachoeiras e diferentes pontos para banho.
Mas o destaque mesmo fica por conta da Cachoeira Boca da Onça e do Buraco de Macaco.
Pois através de uma fenda na pedra é possível admirar a cachoeira por de trás dela. Incrível!
Cachoeira Serra da Bodoquena, Estância Mimosa e Rio do Peixe
A Cachoeira serra de Bodoquena fica cerca de 70km de Bonito, o lugar tem uma trilha com cerca de 2500 metros passando por 8 quedas d’água.
A Estância Mimosa também tem 7 cachoeiras ao longo de sua trilha de 2800 metros de caminhada, dentre elas o Rio do Peixe e o Parque das Cachoeiras.
Balneários em Bonito
Bonito possui vários balneários, sendo o mais econômico deles o Balneário municipal, que fica próximo ao centro da cidade.
Outros locais que tem balneário para passar o dia são a Praia da Figueira, o Balneário do Sol, Eco Park Porto da Ilha e a Nascente Azul.
Boia Cross
É uma atividade em que os visitantes são levados pelo fluxo do rio através de boias individuais.
O passeio é lindo, e costuma ser feito na companhia de guias bem animados.
Rapel
É uma atividade de aventura oferecida em mais de uma propriedade em Bonito.
Caiaque Duck
Parecido com o boia Cross, o caiaque duck é feito em rios da região, descendo quedas d’águas com um caiaque inflável com capacidade para duas pessoas.
Tirolesa
A tirolesa é uma atividade opcional, geralmente feita como um complemento em uma propriedade que você visita para fazer outra atividade.
Arvorismo
É uma atividade feito sob as árvores, vários metros acima do chão, em que os visitantes são presos porá cabos de aço e devem enfrentar diversos obstáculos.
E ai curtiu! Eu achei Bonito fantástico e você?
Apenas mais uma pessoa normal que é apaixonada por conhecer cada cantinho desse planeta que vivemos, aproveitando e vivenda cada segundo, com toda intensidade, para assim continuar se mantendo vivo espiritualmente.