No topo do morro Pai Inácio o pôr do sol abraça os turistas que chegam em busca de imersão na natureza da Chapada Diamantina.

A exuberante paisagem dá uma pequena ideia da dimensão da beleza que espera pelos viajantes, com mais de 38km², repletos de vegetação bem preservadas, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras, grutas de beleza irretocável e charmosas cidades.

Um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo, a Chapada Diamantina tem muitas atrações.

A Chapada Diamantina tem natureza para todo tipo de viajante, desde os que buscam passeios bem fácies até os que desejam aventura extrema, tem beleza para todo mundo.

Localizada no interior do estado da Bahia e da qual faz parte o parque nacional da Chapada Diamantina, com excelente infraestrutura para receber os turistas.

 Vamos a uma viagem rumo à Chapada Diamantina, é hora de botar o pé na estrada, e claro nas incríveis trilhas.

Cidades da Chapada Diamantina

lencois - Uma Aventura em Chapada Diamantina

Composta por 24 municípios, porem muitos não oferecem atrações interessantes em seu território.

Colocaremos neste post as cidades com pontos turísticos para você escolher a melhor opção.

Andaraí

Andaraí tem muito a oferecer, Pantanal Marimbus, Piscinas do Rio Roncador, Cachoeira das Três Barras e do Cristal, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira das Três Barras II e do Bocório, Cachoeira do Bom Jardim, Cachoeira do Herculano, Cachoeira da Invernada, Gruta da Paixão, Cachoeira do Ramalho, Cachoeira da Rocinha e Papiaca, Balneário Rio Paraguaçu e Gruta da Marota.

Barra da Estiva

Suba o Morro do Ouro, curta a Cachoeira do Bom Jardim, vá ao Morro Santa Bárbara, e aproveite a Nascente do Paraguaçu e o Sítio de Arte Rupestre.

Ibicoara

cachoeira da fumaca - Uma Aventura em Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira Licuri e Cachoeira Rio Preto.

Igatu

Cachoeira da Califórnia, Cachoeira dos Pombos e Córrego do Meio, Rampa do Caim e Mina Brejo-Verruga.

Iraquara

Gruta da Fumaça, Gruta da Pratinha e balneário, Gruta da Lapa Doce e Gruta da Torrinha.

Itaetê

Poço Encantado, Cachoeira Encantada e Gruta da Lapa do Bode.

Lençóis

Parque municipal da Muritiba, Ribeirão do Meio, Rio Mucugezinho e Poço do Diabo, Marimbus, Complexo Arqueológico Serra das Paridas, Cachoeira do Mixila, Cachoeira do Sossego e Cachoeira do Mosquito.

Morro do Chapéu

morro do pai inacio - Uma Aventura em Chapada Diamantina

Cachoeira do Ferro Doido, Gruta dos Brejões e Buraco do Possidônio.

Mucugê

Parque municipal de Mucugê, Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria, Cachoeira do Cardoso, Cachoeira dos Funis, das Andorinhas e Cânion das Sete Quedas, Cachoeira da Matinha, Córrego das Pedras e Cachoeira da Fumacinha por cima.

Nova Redenção

Poço Azul

poco encantado - Uma Aventura em Chapada Diamantina

Palmeiras

Morro do Pai Inácio, Campos de São João e Conceição dos Gatos

Piatã

Cachoeira do Coxó, Cachoeira do Patrício, Serra da Santana, Serra da Tromba, Trekking Morro do Navio, Serra do Gentio, Morro da Mutuca, Travessia Piatã a Catolés.

Rio de Contas

Cachoeira e Poço Preto, Poço das Andorinhas, Rio de Águas Sujas e Poço do Melado, Cachoeira da Lavra Velha, Estrada Real e Cachoeira do Fraga.

Ruy Barbosa

Recanto da Chapada, Trilha da Serra do Orobó, Travessia da Serra do Orobó,

Vale do Capão – Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira da Angélica e Purificação, Cachoeira do Rio Preto e das Rodas, Águas Claras e Poço do Gavião.

Quando ir à Chapada Diamantina

cachoeira do mosquito - Uma Aventura em Chapada Diamantina

É um destino para ser visitado durante o ano todo, porém há épocas melhores para cada tipo de atividade e também a questão da alta e baixa temporada.

O clima na Chapada Diamantina se divide basicamente em duas estações: Temporada de chuvas, de novembro a abril, e temporada seca, de maio a setembro.

Temporada de chuvas na Chapada Diamantina

É quando a temperatura aumenta junto com as chuvas, mas nada tão significativo. Os passeios acontecem normalmente, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Vantagem

As cachoeiras ficam mais caudalosas e bonitas e a temperatura da água mais agradável. A vegetação fica mais verde e bonita.

Desvantagem

As trilhas ficam mais escorregadias e perigosas em alguns trechos e há riscos de trombas d’água.

Temporada seca na Chapada Diamantina

É quando a temperatura diminui um pouco e as chuvas são mais escassas. É a melhor época para fazer as longas trilhas com calor menos intenso e sem chuva.

Vantagem

As trilhas longas ao sol ficam mais agradáveis e com pouca chance de chuvas.

Desvantagem

As cachoeiras estarão com menor quantidade de água e os banho de rio e cachoeiras serão mais gelados.

Alta temporada na Chapada Diamantina

A alta temporada é a época de férias escolares que compreende o mês de julho, final de dezembro, janeiro e fevereiro, além dos feriados prolongados.

O que há de diferente nestas épocas é que aumenta o número de turistas e consequentemente, também o valor das tarifas de hospedagem.

Quantos dias ficar em Chapada Diamantina

Chapada Diamantina tem muito o que fazer e se quiser ficar 30 dias, não faltará atrações. Para ter uma ideia, somente a trilha do Vale do Pati completa leva 5 dias.

Mas claro, você pode escolher apenas algumas das principais atrações em 2 dias, por exemplo. Tudo vai depender de seu tempo disponível e disposição.

Algumas das principais atrações são alcançadas com uma pequena caminhada, como o Morro do Pai Inácio, mas outras são distantes, como a Cachoeira da Fumaça, com trilha de 12 km ida e volta.

A Chapada Diamantina é imensa, venha conhecer esse local e desfrutar deste belíssimo paraíso!